segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Contos vagabundos / Mário de Carvalho . - Lisboa : Caminho, imp. 2000

"Nesse mesmo dia, a imperatriz mandou-me chamar e disse-me: 'Sei tudo. Foste um valente. Amo-te e declaro-te  meu favorito.' Durante quatro dias, andei no landau da imperatriz, comi lagosta e bicos de rouxinol. Ao quinto dia, a imperatriz disse-me: 'Basta!' e encarcerou-me numa masmorra. A comida não era má, e vinha todos os dias num cestinho de piquenique, trazido por uma criadita maliciosa. 


Amestrei uma família de ratos que organizavam uma espécie de concerto de berimbau na tarimba, com palitos. Podia ter mostrado o festival dos ratinhos à imperatriz e ela agraciava-me de certeza. Mas também tinha o meu orgulho. Tornara-me revolucionário."


Imagem: http://biblioteca.cm-silves.pt/OPAC/documentos/20070321125142.jpg

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande Mário de Carvalho.
Sempre será um grande escritor.

F.M.