terça-feira, 25 de junho de 2013

Era uma vez....

Entre as minhas inúmeras paixões encontra-se a ilustração. Por muito bom que um texto seja, fica sempre mais rico com uma boa ilustração. Confesso que sempre que compro ou leio um livro ilustrado, para além do nome do autor do livro/texto, procuro sempre saber quem é o ilustrador. Infelizmente, não nasci com o dom para o desenho, resta-me apreciar a obra alheia.

Um destes dias, nas minhas incursões pelo mundo virtual encontrei as páginas de alguns ilustradores, que agora partilho convosco.

A primeira, é de uma ilustradora que reside em Vancouver, no Canadá. Ilustrações de traço simples a circundar verdadeiras explosões de cor. A imagem que aqui vos deixo é um pouco mais sauve, mas gostei muito pela história que a ela estava associada no blogue da ilustradora ( http://www.sandravandoornillustrations.com/).

http://www.sandravandoorn.com/index.html

Segue-se um jovem ilustrador italiano, Marco Somà, que tem umas ilustrações que me remetem para a minha infância, para aqueles livros de papel grosso em que até a cola cheirava bem. Aqui em Portugal, encontra-se publicado nas editoras Bruaá e Kalandraka. Deixo-vos também o link de cada uma, pois vale muito a pena fazerem-lhe uma visita.

http://marcosoma.blogspot.it/


A última sugestão, é a página de um ilustrador peruano, a residir em Itália, desde 2007. Tem umas ilustrações lindíssimas, que nos remetem para o mundo mágico da criança.

http://www.richollyrosazza.it/



4 comentários:

Gabriela... disse...

Eu sou daquelas que não liga nada aos desenhos mas repara sempre no tipo de letra e tamanho.
Já cheguei a excluir livros porque o tipo de letra não me agradava à leitura. Pancadas.
Gostei muito da primeira ilustração!
Jinho

Joaquim Moedas Duarte disse...

Sou distraído quanto às ilustrações, é um facto. Gostei destas achegas que aqui encontrei.
Obrigado.

Joaquim Moedas Duarte disse...

Confesso que as ilustraçõe são um mundo que me passa ao largo. Gostei das achegas que aqui encontrei sobre o assunto.
Estarei mais atento...

Saudações

Cartas a Si disse...

Gabriela:
Confesso que a mancha gráfica também é algo a que dou muita importância.

Joaquim:
A maioria das pessoas não dá mesmo importância às ilustrações. Mas para mim é uma paixão que me acompanha desde a infância. Ainda bem que gostou das minhas sugestões.