quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia de Portugal


Hoje, dia de Portugal, segui os passos dos nossos bravos antepassados e lancei-me ao mar. Tal como é vasto o oceano que desbravaram, também é vasta a marca que deixaram por todo o mundo.

Sou portuguesa. E com muito orgulho. Adoro o meu país, não me imagino a viver noutro lugar, e se não é perfeito, cabe-nos a nós tentar mudar aquilo que achamos que não está bem. Criticar é fácil, mas arranjar soluções é que é difícil. No meu local de trabalho ouço muitas vezes os turistas dizerem "isto é Portugal", em tom depreciativo, mas o que me fere e dói como uma lança é ouvir um português dizer o mesmo, não ter respeito pela sua cultura, pela sua história, por tudo aquilo que faz dele PORTUGUÊS. Amigos se isto está como está foi porque nós deixámos. Parem de servir de tapete aos outros e tenham orgulho daquilo que são, da vossa pátria.

Só temos motivos para nos orgulhar de ser portugueses, nós abrimos as portas do mundo a todos, aventurámos-nos por locais totalmente desconhecidos, dinamizámos o comércio por toda a parte, deixámos obras de valor incalculável, fomos pioneiros em tanta coisa. E a nossa língua, poderá haver algo mais rico e mais bonito? Não a destruam, por favor.

Nós somos tão bons ou melhores que os outros, por isso não menosprezemos aquilo que é nosso.

Deixo-vos aqui uma curiosidade, a título de exemplo:

Sabiam que a primeira tabela de classificação dos ventos é da autoria de um piloto português, Gaspar Manuel?


Imagem: http://atuleirus.weblog.com.pt/arquivo/bandeira%20portuguesa.jpg

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente é uma pena que "nós" portugueses sejamos quem está a destruir a nossa cultura e o que de melhor temos, a nossa língua. Já nem digo os costumes, a gastronomia, os autores, mas aquela pela qual "nós" comunicamos com todos aqueles que amamos, mesmo entre países longínquos.
Também aqui faço um apelo: não destruam o que há de mais sagrado no nosso país, a Lígua Portuguesa. Não passemos a cantar o Hino Nacional com sotaque brasileiro (sem nada contra tal país). Se não formos nós a valorizar o que é nosso, mais ninguém o fará.
Bjs,
F.M.